Campeã de processos no TJ, Light passará por sabatina de deputados na ALERJ

Campeã de processos no TJ, Light passará por sabatina de deputados na ALERJ

Max Lemos
Max Lemos

Qualidade dos serviços prestados pela concessionária é alvo de CPI em andamento na Casa. Só em 2019, já são quase 17 mil processos abertos contra a empresa.

Líder isolada no ranking das empresas mais processadas pelos consumidores nos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), a concessionária de energia Light passará por uma sabatina na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (30). A Comissão de Minas e Energia realizará, em parceria com a CPI da energia elétrica, audiência pública que terá como foco os péssimos serviços prestados pela empresa. O evento acontece partir das 10h, no Palácio Tiradentes. A entrada é livre.

A Light atende a cerca de 11 milhões de habitantes em 32 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital. Somente nos primeiros três meses de 2019, a concessionária já teve 16,9 mil ações ajuizadas, de acordo com dados disponibilizados pelo TJ/RJ. A maioria dos processos refere-se a multas aplicadas pela concessionária por supostos “gatos” (furto de energia e adulteração de medidores).

Presidente da Comissão de Minas e Energia, o deputado Max Lemos (MDB), afirma que a audiência pública tem como base justamente as frequentes reclamações que tem recebido por conta da precariedade dos serviços prestados, além das constantes quedas e oscilações de energia e o aumento excessivo nas contas de luz. “Os questionamentos em relação à Light são absurdos. Só no Tribunal de Justiça, são mais de 100 mil processos tramitando contra a empresa”, ressalta Lemos, que também é o relator da CPI da energia elétrica em andamento na Casa, presidida pela deputada Zeidan Lula (PT).

No início do mês, a Comissão de Minas e Energia realizou audiência pública com as concessionárias de energia Energisa, que atende Nova Friburgo e Sumidouro e a Enel, responsável pelo fornecimento em 66 municípios e que também figura no topo do ranking das empresas campeãs de processos no TJ/RJ, com quase 7 mil ações ajuizadas nos três primeiros meses deste ano.

As empresas mais acionadas na justiça entre janeiro e março de 2019:

SERVIÇO:

Assunto: Audiência Pública: “Análise da situação atual e soluções futuras da distribuição da energia elétrica no estado do Rio de Janeiro pela concessionária LIGHT S.A”
Data: 30/04/2019
Horário: A partir das 10h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho – Rua Primeiro de Março s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ (Palácio Tiradentes)
Entrada: Livre

Max Lemos
Deputado Estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia