Conscientização

Conscientização

Max Lemos
Max Lemos

4 de Fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) o dia 4 de fevereiro é alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis para prevenir a doença que é a segunda causa de morte no planeta. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o crescimento da enfermidade no Brasil e asseguram que cerca de 600 mil novos casos surgiram de 2017 a 2018.

Vários fatores podem propagar a doença como: substância química, condições hormonais e imunológicas, radiação, má alimentação e o uso de cigarro. Cerca de 7,6 milhões de pessoas morrem, a cada ano no planeta em decorrência da doença. A maioria tem entre 30 e 69 anos.

De acordo coma Organização Mundial de Saúde (OMS) o momento é de conscientização. A previsão é que ocorram mais de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Segundo dados, 1,5 milhão de óbitos anuais poderiam ser evitados. A meta, entretanto é reduzir em 25% os números até 2025.

“Muito preocupado com essa doença que surpreende a todos, independente de idade ou classe social. Precisamos urgente de nos conscientizar e promover a prevenção”,

afirmou o deputado Max Lemos.

Segundo informações do Inca, os cânceres mais incidentes no Brasil são: de pele não melanoma, mama, próstata, cólon/reto, pulmão e estômago. Os números são apresentados por tipo de câncer, sexo, regiões do País, estados e capitais.