Governo do Estado inicia programa de reforma dos batalhões da Polícia Militar

Governo do Estado inicia programa de reforma dos batalhões da Polícia Militar

max lemos
max lemos

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), deu início ao programa de Segurança Pública que vai investir R$ 126 milhões em reformas de alojamentos e refeitórios, recuperação de telhados e pintura e restauração de fachadas em 55 unidades da Polícia Militar, entre batalhões e companhias independentes. Já estão em andamento as obras nos batalhões de Bangu (14º) e Santa Cruz (27º), além do Batalhão de Polícia de Vias Expressas (BPVE). Nesta quarta-feira (16), as intervenções serão iniciadas nas unidades de Petrópolis e Barra do Piraí.

 

A previsão é de que as primeiras obras já sejam entregues no segundo semestre. Mais que uma simples reforma, a proposta, que está sendo executada pela Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ), é dar conforto e oferecer condições dignas de trabalho aos policiais dos batalhões de todas as regiões do estado.

 

– São obras que fazem parte de um grande pacote de investimento na Segurança Pública, que incluem ainda a compra de viaturas e recuperação salarial. Dar qualidade ao ambiente de trabalho dos policiais é uma das formas de apoiá-los e estimulá-los no dia a dia – frisou o governador Cláudio Castro.

 

Segundo o secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Max Lemos, cada unidade tem suas especificidades. O BPVE, por exemplo, não possui refeitório, mas tem um ginásio que é utilizado por uma escola ao lado do batalhão. Nesse espaço, as janelas, que eram em estilo basculante horizontal, serão trocadas por esquadrias de alumínio, com vidro transparente para melhorar a luminosidade do espaço. Haverá pintura das paredes, reforma do sistema elétrico e recuperação do piso em cerâmica, além da padronização dos banheiros. Todas as salas do batalhão passarão pelo mesmo processo.

 

– Estamos atendendo as demandas mais urgentes, que são a melhoria dos refeitórios e dos alojamentos e, em alguns casos, a recuperação de telhado e fachada. Foi uma missão do governador Cláudio Castro que vamos desempenhar com o carinho e a agilidade que nossos policiais merecem – disse Lemos.

 

Obras do COE também avançam

 

As obras da nova sede da Comissão de Operações Especiais (COE), em Ramos, seguem em ritmo acelerado. Depois de fazer o estaqueamento de parte do terreno, já começaram as fundações do prédio modular. Com valor estimado de cerca de R$ 13 milhões, o prédio de quatro pavimentos contará com cozinha, refeitório, sala de oficial do dia, no primeiro andar; salas de aula, administração, copa, DML, sanitários e escada de emergência no segundo piso; salas de treinamento, alojamentos, sanitários e o espaço para o serviço reservado (P2), no terceiro andar; e auditório, academia, salas de aula, salas de reuniões e sanitários no último piso.

Fonte: SEINFRA