Tudo Azul

Tudo Azul

Novembro, mês de conscientização.

O câncer de próstata ainda é uma doença comum entre os homens no Brasil. Novembro Azul é uma campanha mundial que surgiu para reforçar a importância de fazer a prevenção. As maiores vítimas são homens com idade a partir de 50 anos. Quanto mais precoce seu diagnóstico, mais chances de cura.

A próstata é uma glândula que tem forma de uma noz, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Algumas células podem se multiplicar de um jeito anormal, ocasionando o aparecimento de tumores.

O câncer de próstata no estágio inicial pode não apresentar sintomas. Nos casos mais avançados os sintomas são os seguintes: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar com frequência à noite, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros, fraqueza ou dormência nas pernas.

Prevenção

Segundo dados da Fundação do Câncer (Instituição sem fins lucrativos) o câncer de próstata aparece em segundo lugar entre os diagnósticos da doença em homens no país, ficando atrás do câncer de pele. Ano passado, mais de 68 mil casos foram registrados. Calcula-se que há cerca de casos de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Para prevenir é importante procurar atendimento médico logo nos primeiros sinais e não deixar de fazer os exames anualmente. A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme determinação do Ministério da Saúde. A prática de atividades físicas, não fumar e manter uma alimentação saudável podem ajudar na prevenção do câncer de próstata e de outra doenças.